Os soteropolitanos já estão acostumados com a instabilidade climática e segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Salvador e outros 77 municípios da Bahia estão sob alerta amarelo de acumulado de chuva nesta segunda-feira (18). Os municípios em perigo potencial estão no Nordeste Baiano, Centro Norte Baiano, Região Metropolitana de Salvador, Leste Sergipano, Sul Baiano, Centro Sul Baiano e Agreste Sergipano.
A previsão aponta para precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Na capital baiana, de acordo com a Defesa Civil (Codesal), o tempo permanecerá instável durante toda a semana. Apesar da influência de uma massa de ar seco, o transporte de umidade vindo do oceano favorecerá a formação de nuvens e pancadas de chuva em determinados períodos. Nesta segunda-feira, a chance de precipitação é de 30%, com ventos fortes que podem chegar a 34 km/h, e temperaturas variando entre 20°C e 30°C. Na terça-feira, as condições serão semelhantes, com rajadas de até 33 km/h e mínima de 21°C. Já na quarta-feira, há possibilidade de chuva isolada também de 30%, ventos moderados de 25 km/h e temperaturas entre 21°C e 30°C.
A instabilidade aumenta a partir de quinta-feira (21), quando a previsão indica 60% de chance de chuva e máxima de 28°C. O cenário se repete na sexta-feira (22) , com precipitações persistentes e ventos moderados, mantendo a variação térmica entre 20°C e 28°C. No sábado (23), o tempo segue instável, com 40% de probabilidade de chuva e máxima de 29°C. O domingo (24) mantém a tendência, com a mesma chance de precipitação, ventos fortes de até 30 km/h e temperaturas variando entre 21°C e 29°C.
A Defesa Civil orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo, observar sinais de instabilidade em encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Veja lista de cidades afetadas:
Acajutiba
Água Fria
Alagoinhas
Amélia Rodrigues
Antônio Cardoso
Aporá
Araçás
Aramari
Aratuípe
Cabaceiras do Paraguaçu
Cachoeira
Cairu
Camaçari
Camamu
Candeias
Cardeal da Silva
Castro Alves
Catu
Conceição da Feira
Conceição do Almeida
Conceição do Jacuípe
Conde
Coração de Maria
Crisópolis
Cruz das Almas
Dias d’Ávila
Dom Macedo Costa
Entre Rios
Esplanada
Feira de Santana
Governador Mangabeira
Igrapiúna
Inhambupe
Irará
Itacaré
Itanagra
Itaparica
Itapicuru
Ituberá
Jaguaripe
Jandaíra
Laje
Lauro de Freitas
Madre de Deus
Maragogipe
Maraú
Mata de São João
Muniz Ferreira
Muritiba
Nazaré
Nilo Peçanha
Olindina
Ouriçangas
Pedrão
Pojuca
Rio Real
Salinas da Margarida
Salvador
Santanópolis
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
Santo Estêvão
São Felipe
São Félix
São Francisco do Conde
São Gonçalo dos Campos
São Miguel das Matas
São Sebastião do Passé
Sapeaçu
Sátiro Dias
Saubara
Simões Filho
Taperoá
Teodoro Sampaio
Terra Nova
Valença
Varzedo
Vera Cruz