Jovens de escolas públicas de Salvador apresentam-se 11 e 12 de setembro no FESTAC ano 7

Foto: Divulgação

O FESTAC Ano 7 – Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia, realizado pelo COATO Coletivo e Cia COOXIA Teatro, apresenta nos dias 11 e 12 de setembro, o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°, a Mostra Residências, que revela a potência criativa da juventude estudantil soteropolitana. As partilhas públicas são resultados dos processos artísticos realizados em escolas públicas de Salvador, em que estudantes foram atravessados por práticas de dança, circo, escrita e performance conduzidas por artistas convidados.

Na quinta-feira, 11 de setembro (10h), o público acompanha Vai Passar, fruto da residência “Circo e Coletividade” com Martinha Boker, realizada no Colégio Estadual Noêmia Rego, que explora malabares, bambolês, acrobacias e improvisações dançadas em narrativas de equilíbrio e construção coletiva. Em seguida, a partilha Entre o Agora e Quase, conduzida por Janahina Cavalcante na residência “Nada é Definitivo” com estudantes do Colégio Estadual Mariinha Tavares, propõe uma coreografia em pulsação contínua, atravessada pela urgência do instante e pela transitoriedade, em que “a cada movimento, os corpos revelam o desafio de existir no agora”.

Na sexta-feira, 12 de setembro (10h), a cena se abre para Poéticas em Trânsito: escrever, sentir, dizer, residência de escrita criativa e performance poética ministrada por NegaFyah no Colégio Estadual 2 de Julho, onde jovens transformam palavras em gestos cênicos e coletivos. Logo após, os alunos do Colégio Estadual Rotary, orientados pelo bailarino Thiago Cohen na residência “Equilibrista ou Nada é Definitivo”, apresentam Entre Ruas e Marés, trabalho que articula memórias corporais, fluxos urbanos e afetos, refletindo sobre adolescência, impermanência e coletividade.

Mais do que produtos finais, as Residências do FESTAC são encontros de experimentação e descoberta, em que a criação é atravessada pelo tema “Nada é Definitivo”. Os jovens criadores afirmam em cena que cada gesto carrega a potência da impermanência: aquilo que se inventa hoje já anuncia transformações para amanhã. É nesse movimento que o FESTAC reafirma sua vocação como espaço de formação, criação e difusão, onde a cultura estudantil se revela como força social e poética, capaz de reimaginar o presente e inventar futuros.

A Mostra das Residências integra a Mostra Oficial do FESTAC Ano 7, realizada de 8 a 14 de setembro em Salvador, ao lado de espetáculos e cenas curtas vindos de diferentes regiões do Brasil. Entre os trabalhos da Mostra Oficial estão “Um Milhão de Sonhos” (Teatro Sesc Pelourinho, 08/09, 19h), “O Filho de Mil Homens” (Espaço Cultural de Alagados, 09/09, 10h), “Levante” (Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360, 09/09, 15h), “NUANÚ” (Teatro Sesc Pelourinho, 09/09, 19h), entre outros.

O FESTAC Ano 7 é um projeto contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) – Lei nº 14.399/2022, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço
FESTAC Ano 7 – Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia | Mostra Residências
📅 11 e 12 de setembro de 2025
📍 Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 – Salvador (BA)
🎟️ Entrada gratuita
🔗 Programação completa: @festacbahia

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *