“Gregório em Movimento” valoriza cultura surda com programação gratuita em Salvador

Foto: Divulgação

Com workshops de libras e sarau inclusivo, projeto homenageia o poeta Gregório de Mattos e celebra o Mês da Cultura Surda

A poesia barroca encontra a força da inclusão no “Gregório em Movimento: Vozes e Sinais”, projeto que acontece nos dias 19 e 20 de setembro celebrando o Setembro Azul – Mês da Cultura Surda. Com programação gratuita, o evento une oficinas, poesia, música, dança e arte performática, com protagonismo de artistas da comunidade surda e do Engenho Velho de Brotas.

Mais do que uma homenagem a Gregório de Mattos, o “Boca do Inferno”, o projeto é um convite para ouvir com os olhos e reconhecer a potência da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda em encontros que celebram a acessibilidade realizados em dois espaços: na Fundação Pierre Verger e no Cine-Teatro Solar Boa Vista.

À frente da curadoria está a intérprete Isabela Miranda, que há mais de 25 anos atua em iniciativas socioculturais e educacionais junto à comunidade surda. O projeto nasce de sua trajetória e de um desejo coletivo: dar visibilidade às vozes e sinais que também constroem a identidade cultural da Bahia e do Brasil.

“Celebrar Gregório de Mattos em Libras é mais do que uma homenagem ao poeta, é um ato de afirmação da comunidade surda. Inclusão não é um favor, é um direito. Ao reunir voz e sinais no mesmo palco, queremos mostrar que a cultura surda é viva, potente e essencial para a construção de uma sociedade mais justa e diversa”, defende Isabella.

WORKSHOP E SARAU
A programação começa no dia 19 de setembro (sexta-feira), às 14h, na Fundação Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas, com o Workshop de Libras e a Contação de Histórias em Libras para adultos e crianças. As inscrições para o workshop estão abertas e podem ser feitas através do link.

No dia 20, sábado, às 18h, um grande Sarau Acessível acontece no Cine-Teatro Solar Boa Vista. Os poemas de Gregório de Mattos serão revisitados em voz e em sinais, em diálogo com manifestações afro-brasileiras.

O Sarau será o ponto alto do projeto, reunindo poesia, música, dança e performance em uma experiência sensorial e inclusiva. A abertura será marcada pelo recital simultâneo em Libras e voz do poema “A um passarinho”, seguido da apresentação musical de Gustavo Melo e o Tambor de Corda, que traz canções autorais e também clássicos como “Triste Bahia”, de Caetano Veloso. Haverá ainda uma intervenção lúdica com o artista Igor Surddy, uma homenagem à trajetória de Maurício Rosário, importante representante da comunidade surda, e o encerramento vibrante ficará por conta de Jay Torres e o grupo percussivo AYÔ, com uma participação especialíssima do cantor Gerônimo Santana cantando a sua música “Epílogo”.

O “Gregório em Movimento: Vozes e Sinais” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO
Gregório em Movimento: Vozes e Sinais

Workshop de Libras e Contação de Histórias
Data: 19 de setembro (sexta-feira), 14h
Local: Fundação Pierre Verger (Ladeira da Vila America, nº18 – Engenho Velho de Brotas)
Inscrições: On-line, pelo link
EVENTO GRATUITO

Sarau Acessível
Recital em Libras e Voz, Gustavo Melo e o Tambor de Corda, Igor Surddy, Jay Torres e o grupo percussivo AYÔ – participação especial Gerônimo Santana
Data: 20 de setembro (sábado), 18h
Local: Cine-Teatro Solar Boa Vista (Parque Marquês de Abrantes, s/n – Engenho Velho de Brotas)
EVENTO GRATUITO

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa – Era Uma Vez Brasil
Cris Felix – (71) 99969-9423 | cris@levecomunicacao.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *