Brasileiro está entre os feridos no descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa

Foto: Reprodução

Um brasileiro está entre os feridos no descarrilamento do Elevador da Glória, um dos bondes mais tradicionais e visitados de Lisboa. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (4) pelo consulado do Brasil em Portugal, de acordo com o jornal português Diário de Notícias.

Conforme o consulado, o brasileiro teve apenas lesões leves, foi atendido no Hospital Amadora-Sintra e já recebeu alta médica.

O Elevador da Glória, tradicional ponto turístico de Lisboa, descarrilou na quarta-feira (3). Segundo o jornal local O Público, o acidente teria ocorrido devido à ruptura de um cabo de segurança, fazendo com que o funicular colidisse com um prédio.

Ao menos 17 pessoas morreram no incidente. A polícia portuguesa divulgou nesta quinta-feira a nacionalidade de 15 das vítimas: 4 portugueses, 2 alemães, 2 espanhóis, 1 coreano, 1 cabo-verdiano, 1 canadense, 1 italiano, 1 francês, 1 suíço e 1 marroquino. Até o momento, apenas um foi identificado pelo nome: o português André Marques, que atuava como guarda-freios do funicular.

De acordo com Margarida Castro Martins, diretora do Serviço de Proteção Civil de Lisboa, entre os 21 feridos há cidadãos de mais de dez nacionalidades, incluindo um brasileiro, sendo sete deles em estado grave.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) abriu um inquérito para apurar as causas do descarrilamento.

O bondinho é utilizado tanto pelos moradores quanto por centenas de turistas diariamente, ligando a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Fundado em outubro de 1985, o funicular é considerado monumento nacional há mais de 20 anos.

Em nota, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou profundo pesar pelo acidente, mencionando “as vítimas fatais, os feridos graves e os diversos feridos leves”.

“O Presidente da República manifesta seu profundo pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia, esperando que os fatos sejam rapidamente esclarecidos pelas autoridades competentes”, afirmou, acrescentando que “a prioridade imediata é o atendimento às vítimas”.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, declarou que a cidade “está de luto” e descreveu o acidente como “uma tragédia inédita em nossa cidade”. Ele agradeceu a “todos pela rápida resposta” e afirmou que novas informações serão divulgadas posteriormente “por respeito às famílias das vítimas”.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Elevador da Glória sofre um descarrilamento. Em maio de 2018, uma falha de manutenção fez com que o bondinho saísse dos trilhos, mas ele não tombou e não houve feridos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *