TCA ganhará novo edifício que fará a ligação com o bairro do Garcia

Foto: Divulgação

As obras de modernização do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, já alcançaram cerca de 50% de execução. Trata-se da maior intervenção no complexo cultural desde sua inauguração, em 1967, com investimento superior a R$ 260 milhões e previsão de conclusão para 2026.

Entre os destaques do projeto está a construção de um novo edifício, chamado tecnicamente de “edifício lâmina”. A estrutura, vertical, estreita e alongada, será erguida ao lado da sala principal e terá a função de ligar a Rua Leovigildo Filgueiras, no bairro do Garcia, à Esplanada do TCA.

De acordo com o projeto, a nova edificação vai conectar diferentes espaços do complexo, como a Concha Acústica, a Sala do Coro e a garagem (P-8), contando ainda com a instalação de dois elevadores. A iniciativa tem como objetivo assegurar acessibilidade plena para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Outras melhorias no TCA

Além do novo prédio, a requalificação também abrange a sala principal, que passará por aprimoramentos acústicos e modernização de equipamentos de palco, iluminação e sonorização. O projeto prevê ainda a restauração do foyer, a revitalização do jardim suspenso e a reestruturação das salas administrativas.

Com investimento de R$ 260 milhões e entrega prevista para o primeiro semestre de 2026, a obra é executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), contando com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A requalificação do TCA faz parte do programa Novo TCA, que já viabilizou a reabertura da Concha Acústica em 2016 e a modernização da Sala do Coro em 2018.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *