Carnaval 2026: Transalvador inicia credenciamento de veículos de moradores; veja como fazer

Foto: Ascom/Transalvador

A Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador) deu início ao cadastramento de veículos para circulação nas áreas com restrição durante o Carnaval 2026. Para receber em casa, sem custo, a credencial de acesso, o registro deve ser feito até o dia 23 de novembro no site do órgão.

De acordo com a Transalvador, cada residência pode inscrever até dois automóveis. O morador deve consultar no portal da instituição se o seu endereço está localizado dentro das zonas de restrição da festa.

Quem já realizou o cadastro em anos anteriores pode entrar no sistema com o mesmo login e senha. Depois, é só confirmar o veículo já registrado, substituí-lo ou adicionar os dados de um novo carro.

Quem já tiver feito o cadastro anteriormente e não confirmar, alterar ou adicionar um novo veículo no site até o prazo estabelecido, precisará comparecer aos postos presenciais — que ainda serão divulgados — caso queira obter uma nova credencial.

Cadastramento

Quem ainda não possui cadastro pode realizar o registro online até 23 de novembro para receber os adesivos em casa. Para isso, o dono do imóvel ou o inquilino precisa:

  • Informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e um endereço de e-mail válido. Importante ressaltar que o CPF informado deve ser o do proprietário do imóvel;
  • Depois, o sistema enviará um código de acesso para o e-mail cadastrado;
  • Com esse código, ao acessar a plataforma, será possível inserir os dados do veículo, incluindo o número do Renavam (presente no documento do carro) e a placa correspondente.

Até o término do prazo, será possível alterar as placas dos veículos diretamente no sistema. Depois dessa data, a atualização só poderá ser feita presencialmente em um dos postos de atendimento, mediante a substituição do adesivo e a apresentação do documento do novo automóvel (CRLV).

As datas de início do atendimento presencial, assim como os locais onde os postos irão funcionar, serão divulgadas posteriormente.

Cadastro fora do prazo

As credenciais serão enviadas apenas para os moradores que registrarem as placas dos veículos no site da Transalvador até 23 de novembro. Quem não cumprir o prazo precisará retirar os adesivos diretamente nos postos de atendimento.

Para facilitar a retirada nesses locais, mesmo após o prazo, é possível cadastrar as placas online, mas será necessário se dirigir aos balcões para receber as credenciais.

Zonas de restrição

Assim como em edições anteriores, o Carnaval de 2026 terá cinco grandes áreas com restrição de circulação de veículos, divididas em 12 subáreas.

As credenciais são válidas apenas para cada uma dessas 12 subzonas. Veículos sem autorização ou que circularem em subáreas diferentes da de sua residência estarão sujeitos a autuação.

A penalidade para quem transitar fora dos horários ou locais permitidos é de R$ 130,16. Trata-se de uma infração média, conforme o art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e o condutor ainda terá quatro pontos registrados na CNH.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *