Os motoristas de táxi regulamentados em Salvador deverão passar, a partir de hoje (segunda-feira, 25), pela inspeção anual obrigatória.
Diferente dos anos anteriores, o processo de vistoria não será mais conduzido diretamente pela Semob, mas sim por meio de Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), credenciadas pelo órgão.
Para realizar o procedimento, o permissionário precisa solicitar a autorização da vistoria veicular através do portal Salvador Digital. Será necessário anexar os documentos exigidos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de endereço, selo GNV e licenciamento em vigor.
Após obter a autorização, o permissionário deverá se dirigir à ITL para a realização da inspeção do veículo. Os valores da vistoria não sofrerão alterações, permanecendo os mesmos praticados anteriormente pela Semob – R$117,79 para o prazo regular e R$176,68 para os casos em que o procedimento estiver em atraso.
O relatório técnico com o resultado será encaminhado pela ITL diretamente à Cotae, em formato digital. Já os veículos reprovados terão até 30 dias para corrigir as pendências e se adequar às exigências.
As inspeções ocorrerão até 19 de outubro, e os autorizatários precisam ficar atentos aos prazos estabelecidos para cada alvará.