Reação a exame com contraste leva à morte de jovem de 22 anos

Foto: Redes Sociais/Reprodução

Uma tomografia de rotina no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul (SC), acabou em tragédia. Letícia Paul, 22 anos, teve um choque anafilático após a administração de contraste durante o exame e faleceu menos de 24 horas depois, na quarta-feira (20). A família confirmou que essa foi a causa do óbito.

Após sofrer a reação alérgica, a jovem chegou a ser entubada, mas não resistiu. A tia, Sandra Paul, relatou ao portal G1 que Letícia já fazia acompanhamento médico por causa de pedras nos rins e que já havia se submetido a exames semelhantes anteriormente.

Letícia, formada em Direito e cursando pós-graduação em Direito e Negócios Imobiliários, foi velada na quinta-feira (21) na Casa Mortuária Jardim Primavera, em Rio do Sul, e posteriormente cremada no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.

Em comunicado oficial, o hospital expressou pesar pelo ocorrido. “Lamenta a perda e se solidariza com a família”, declarou, acrescentando: “Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com a ética, a transparência e a segurança assistencial, destacando que todos os procedimentos são conduzidos em conformidade com os protocolos clínicos recomendados”.

O contraste é frequentemente utilizado em exames como ressonância, tomografia e radiografia, sempre com orientação médica. O procedimento é considerado seguro e amplamente pesquisado. Embora possam ocorrer reações adversas, situações graves como a de Letícia são extremamente raras.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *