Nova torre do Hospital Aristides Maltez será inaugurada nesta quinta-feira

Foto: Divulgação

O Hospital Aristides Maltez inaugura, nesta quinta-feira (27), justamente no Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma nova torre destinada a ampliar e oferecer mais conforto aos atendimentos oncológicos na Bahia. A cerimônia está marcada para as 16h e deve contar com o ministro da Casa Civil, Rui Costa — responsável pela doação do terreno onde a construção foi ergui­da — além do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

A presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Maria Romilda Maltez, ressalta que o novo prédio vai concentrar áreas como oncologia clínica, oncohematologia, triagem e fisioterapia. Segundo ela, a entrega concretiza um desejo antigo de Aristides Pereira Maltez Filho, que comandou a Liga por quatro décadas.
“Esta nova torre é um antigo sonho do meu tio Aristides Pereira Maltez Filho que durante 40 anos presidiu a LBCC. O ex-governador Rui Costa desapropriou a área, fez a doação e fizemos a construção com recursos próprios, de doações e recursos bancários”, afirmou.

Com 2.734,55 m² de área cedida pelo Governo do Estado, a estrutura permitirá ao HAM ampliar sua capacidade de atendimento em cerca de 30%. A obra é resultado da articulação entre a LBCC, a administração do hospital e lideranças políticas, incluindo parlamentares baianos, fortalecendo a expansão dos serviços de oncologia no estado.

O superintendente da LBCC, Humberto Luciano Souza, destaca que a torre reforça o compromisso da instituição com um cuidado mais qualificado e humanizado. Hoje, o HAM conta com 255 leitos, 20 de UTI, 18 dedicados à oncopediatria, além de oito leitos de cuidados paliativos e quatro de hemodiálise. A unidade atende diariamente mais de 3,5 mil pessoas vindas de todos os 417 municípios baianos.

“A construção da nova torre vai possibilitar continuarmos com o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes e reforça a parceria entre o setor público, entidades filantrópicas e a sociedade para alcançar ainda mais melhorias no cuidado à população. Além disso, garantirá que o HAM continue sendo uma referência no atendimento oncológico”, concluiu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *