Quatro estudantes do Colégio Estadual Edson de Souza Carneiro, situado no bairro de São Caetano, em Salvador, foram flagrados na última sexta-feira (31) ao tentarem envenenar duas professoras. Os envolvidos têm apenas 12 anos.
Conforme relatos de alunos e funcionários, o grupo pretendia adicionar chumbinho em balas compradas no comércio local e oferecê-las às docentes de Matemática e Inglês, temendo a reprovação nas disciplinas. O plano acabou sendo descoberto por outros colegas, que alertaram o vice-diretor da escola, evitando que o ato fosse consumado.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que a direção da unidade já se reuniu com as famílias dos alunos e com equipes de acompanhamento psicossocial, prestando suporte à comunidade escolar.
O caso foi encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), responsável por conduzir as investigações e oitivas para esclarecer o ocorrido.
Nas redes sociais, um áudio atribuído a uma professora da escola circula com um alerta a outros educadores para não aceitarem alimentos de alunos, em razão do risco de contaminação. “Eu fiquei estarrecida, anestesiada com o caso”, relatou a docente.
Um caso parecido foi registrado no primeiro semestre deste ano, em uma escola pública do bairro de Paripe, também em Salvador. Na ocasião, um aluno colocou laxante na água da professora, mas ela foi avisada antes de consumir. O estudante acabou sendo transferido para outra unidade após o episódio.

