A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (14), o projeto de lei que institui uma secretaria especial responsável pela implantação do sistema viário da Ponte Salvador-Itaparica.
A proposta foi encaminhada à Casa pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 9 de setembro, durante uma reunião com os deputados estaduais.
Denominada Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte), a nova pasta terá caráter temporário e ficará encarregada da execução do projeto até que sua gestão seja transferida para uma Parceria Público-Privada (PPP). A ideia é complementar a atuação do consórcio privado que ficará responsável pela operação do sistema.
De acordo com o governo estadual, a criação de secretarias especiais é uma prática recorrente em empreendimentos de grande porte. Um exemplo semelhante foi a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), criada em 2009 para coordenar as ações relacionadas ao evento de 2014.
Na ocasião em que anunciou o envio da proposta, Jerônimo Rodrigues afirmou que, após a sanção da lei, seriam divulgados os nomes que integrarão a nova secretaria — o que ainda não ocorreu.
Ponte Salvador-Itaparica
A construção da Ponte Salvador-Itaparica está prevista para começar em junho de 2026. O empreendimento pretende fortalecer a integração entre Salvador e o interior do estado, conectando a capital às rodovias BR-101, BR-116 e BR-242.
O investimento total estimado é de cerca de R$ 12 bilhões, somando recursos da iniciativa privada e contrapartidas do governo estadual.
O sistema será composto por cinco segmentos: os acessos viários em Salvador, a ponte principal — com 12,4 km de extensão —, a chegada à Ilha de Itaparica, o desvio de Mar Grande e a duplicação e recuperação do trecho da BA-001 que vai de Cacha Pregos até a cabeceira da Ponte do Funil.

