Ministério da Saúde adquire 2,5 mil tratamentos para intoxicação por metanol; número de casos notificados chega a 127

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na manhã deste sábado (4) a aquisição de antídotos destinados ao tratamento de pessoas intoxicadas por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Teresina, no Piauí.

De acordo com o ministério, foram compradas 2.500 unidades de fomepizol — medicamento indicado para casos de ingestão de metanol — por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O fornecimento será realizado por uma empresa do Japão.

“O ministério já firmou a aquisição e a previsão de chegada desse outro antídoto na próxima semana. Teremos aqui no Brasil, além do etanol farmacêutico já garantindo tratamento, teremos também o fomepizol”, destacou Padilha.

O ministro agradeceu à Opas e ressaltou a relevância da cooperação internacional para fortalecer a saúde pública e ampliar o acesso da população brasileira a alternativas de tratamento.

Além do fomepizol, o governo também vai adquirir novas remessas de etanol farmacêutico, outro medicamento utilizado em casos de intoxicação. Já foram compradas 4.300 unidades, e outras 12 mil ampolas, produzidas pela indústria farmacêutica nacional, devem ser entregues na próxima semana. Há ainda negociações para a compra de mais 60 mil ampolas.

O mais recente balanço do Ministério da Saúde, divulgado neste sábado, informa que o número de notificações de intoxicação por metanol subiu para 127 em todo o país, sendo 11 casos confirmados em laboratório.

Na sexta-feira (3), os estados da Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul registraram seus primeiros casos em investigação.

Entre as notificações, foram contabilizadas 12 mortes: uma confirmada em São Paulo e outras 11 ainda em apuração (oito em SP, uma em Pernambuco, uma na Bahia e uma em Mato Grosso do Sul).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *