O caseiro de um sítio em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, teve a prisão em flagrante transformada em preventiva após a descoberta de um arsenal com 22 fuzis. A apreensão aconteceu na última sexta-feira (19) e a audiência de custódia foi realizada na segunda-feira (22).
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que esta foi a maior quantidade de fuzis já encontrada em uma única operação no estado.
Durante novas diligências no domingo (21), a Polícia Civil localizou um caderno com anotações financeiras que ultrapassam R$ 1 milhão. O material estava escondido em uma área de mata, junto a uma balança de precisão e recipientes plásticos vazios. Para os investigadores, os registros estão ligados ao tráfico de drogas, com indícios de envolvimento também em negociações de armamento.
A polícia acredita que as informações recolhidas ajudem a identificar a origem e o destino das armas. As apurações apontam para um grupo criminoso acusado de tráfico de drogas e homicídios, com atuação concentrada em Salvador e cidades vizinhas.
Detalhes da operação
- Descoberta do arsenal: o armamento foi localizado em caixas envoltas em plástico, escondidas dentro do sítio.
- Outros itens apreendidos: além dos fuzis, foram encontrados 22 tabletes de cocaína e grande quantidade de munições.
- Prisão: o caseiro do imóvel foi detido no local. Sua identidade não foi divulgada.
Novas apreensões no estado
Em menos de 24 horas, outras duas ações policiais resultaram em mais seis fuzis apreendidos: cinco em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e um no bairro da Palestina, em Salvador. Drogas e munições também foram confiscadas nas operações.
Segundo dados da SSP-BA, de janeiro a setembro já foram apreendidos 98 fuzis no estado, superando o total registrado em todo o ano de 2024, quando 84 armas desse tipo foram retiradas de circulação. Em nota, a secretaria destacou que os números refletem o empenho das forças de segurança em enfraquecer facções envolvidas em tráfico, homicídios e lavagem de dinheiro.

