A Bahia conta com mais de 2,3 milhões de pessoas idosas e lidera o país no número de centenários, de acordo com dados do IBGE. Projeções indicam que, até 2070, cerca de 40% da população baiana terá 60 anos ou mais.
O tema foi um dos destaques da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, inaugurada nesta terça-feira (16), em Salvador, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária de Saúde, Roberta Santana, e de outras autoridades.
Durante o evento, foram apresentadas iniciativas como a expansão da atenção primária, do Telessaúde e das equipes de Saúde da Família, além de unidades de referência, como o Hospital Ortopédico, o Hospital Estadual Mont Serrat de Cuidados Paliativos e o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi).
O governador também autorizou a assinatura de um termo de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de uma linha de cuidado intersetorial para pessoas com demência, além de um projeto-piloto de modelo socio-sanitário integrado e de um aplicativo gratuito voltado à reabilitação física e cognitiva.

