Ministra da Cultura ainda participará de outros blocos e ensaios durante o verão
Em evento realizado na sexta-feira (30) no Palacete Tira Chapéu, em Salvador, a ministra e artista Margareth Menezes aproveitou seu período de descanso do Ministério da Cultura para anunciar os compromissos do seu verão e carnaval. O calendário de 2026 será especial: além de celebrar os 25 anos do Afropopbrasileiro, a artista promoverá encontros geracionais e retornos históricos que prometem emocionar os foliões.
Entre os destaques Margareth volta a puxar o Bloco Os Mascarados como atração principal depois de cinco anos. O desfile será na quinta-feira de Carnaval, 12 de fevereiro, no circuito Barra-Ondina.
O retorno reforça a relação da artista, que celebra 40 anos de carreira em 2027, com o bloco e com o público que acompanha sua trajetória. Nos últimos anos, essa presença ocorreu em participações especiais e homenagens, e agora volta em forma de liderança no trio.
“Estar nos Mascarados faz parte da minha história. Esse é um dos espaços que aprendi a exercitar a minha profissão. Sou uma artista que venho do palco, sei fazer o Carnaval e tenho a minha colaboração em toda essa arquitetura que hoje se vê na avenida”, diz Margareth Menezes.
Já no sábado, 14 de fevereiro, ela comanda pelo terceiro ano seguido o Trio da Cultura no circuito Barra-Ondina. Em 2026, o trio terá a participação de Luedji Luna e Josyara.
Margareth também se apresenta no circuito Campo Grande na terça-feira de Carnaval, em 17 de fevereiro, pelo segundo ano seguido.
25 anos de Afropopbrasileiro
Margareth Menezes subiu ao palco do Candyall Guetho Square ontem (31) para abrir as comemorações de 25 anos do álbum “Maga Afropopbrasileiro”. O evento ‘Maga Convida’ celebrou simultaneamente o jubileu de prata do movimento Afropopbrasileiro e da canção “Dandalunda”.
No palco, Margareth se apresentou com sete blocos afros: Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Banda Didá, Muzenza e Malê Debalê. O show contou com as participações de Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Nabiyah Be.
Ela também participa da Enxaguada de Yemanjá, no dia 2 de fevereiro, da Benção do Olodum, no dia 3, e ensaios de blocos afros. Além disso, fará participação especial no Navio Pirata da BaianaSystem, no dia 13 de fevereiro, na Barra

