A celebração do Dia de Santa Bárbara acontece na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A festa, que abre oficialmente o ciclo das celebrações populares da capital baiana, contará com a tradicional alvorada de fogos, procissão e atrações culturais.
A programação começa cedo: às 6h será realizada a Alvorada de Fogos, seguida, uma hora depois, pela Salva dos Clarins. Já às 8h, os fiéis participam da Missa campal, que antecede a procissão pelas ruas do Pelourinho. O cortejo sairá da Igreja do Rosário dos Pretos, passando pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça.
Durante o trajeto, haverá uma parada na sede do Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, onde a corporação presta sua homenagem à padroeira. Depois disso, os devotos seguem pela Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e retornam ao Pelourinho até chegar novamente à igreja. No período da tarde, às 15h, o público poderá acompanhar uma apresentação cultural que reforça a união entre fé, tradição e arte.
Como preparação para o grande dia, a Irmandade dos Homens Pretos promoverá um tríduo entre segunda-feira (1º) e quarta-feira (3). A programação diária inclui a reza do Santo Terço às 17h e a celebração da Santa Missa às 18h.
Neste ano, a temática escolhida para a festa é: “Com Santa Bárbara, de fronte erguida e rosto sereno, testemunhamos Jesus Cristo, nossa Esperança”.

