A noite do Dia da Consciência Negra foi marcada pelo lançamento do livro “O Filho da Mudança – O improvável que se tornou inevitável”, do empreendedor social Gilson Rodrigues, fundador do G10 Favelas. O evento aconteceu no Palacete Tira Chapéu, na Rua Chile, marco histórico do Centro da cidade mais negra do país.
Após lançar a obra em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Pará e Recife, Gilson escolheu retornar às origens e prestar uma homenagem especial à sua terra natal.
Com produção executiva de Marta Góes, o evento reuniu cerca de 200 convidados, entre lideranças comunitárias, empresários, jornalistas, autoridades e representantes de movimentos sociais. A programação contou com sessão de autógrafos, apresentações musicais e intervenções artísticas inspiradas na ancestralidade.
No livro, Gilson relata sua trajetória, que começa no sertão da Bahia, passa pela favela de Paraisópolis e ganha projeção internacional. Ele revisita a infância marcada por desafios e a relação com a mãe, Maria Lúcia, surda, a quem dedica a obra. O autor também detalha a criação do G10 Favelas e iniciativas como o G10 Bank, a Favela Brasil Xpress, a Gastrô Favela e o Agro Favela Refazenda.
Reconhecido por ações de impacto social, Gilson já palestrou na ONU, em Harvard e participou da abertura do pregão da Bolsa de Nova York (NYSE), representando o potencial econômico das favelas brasileiras.

