A Prefeitura de Salvador vai oferecer neste sábado (11) e domingo (12) testagem gratuita para sífilis e HIV na Base Avançada da Guarda Municipal, na orla da Barra. A ação, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz parte da campanha Outubro Verde, que tem como foco a conscientização e a prevenção da sífilis e da sífilis congênita.
Os atendimentos ocorrerão das 7h às 19h, com a realização de testes rápidos, gratuitos e sigilosos. Além dos exames, equipes da SMS vão orientar o público sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuir preservativos e géis lubrificantes. Pessoas diagnosticadas com alguma infecção poderão iniciar o tratamento no local ou serão encaminhadas para acompanhamento nas unidades de saúde da rede municipal.
No último fim de semana, uma ação semelhante ocorreu na Arena Fonte Nova, durante a partida entre Bahia e Flamengo. Na ocasião, 308 testes rápidos foram aplicados em 154 pessoas, e 16 delas testaram positivo para sífilis, o que representa 10,4% dos participantes.
Durante todo o mês, novas etapas da campanha serão realizadas em locais de grande circulação na capital baiana, com o objetivo de ampliar o acesso à testagem, reforçar a prevenção e estimular o cuidado com a saúde sexual.
Sífilis foi a IST mais detectada no São João da Bahia
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a sífilis foi a infecção sexualmente transmissível mais frequente nos testes realizados durante os festejos de São João de 2025. A ação, conduzida pelo Governo do Estado no Parque de Exposições, em Salvador, fez parte de uma campanha de prevenção intensificada no período festivo.
Entre 18 e 22 de junho, foram realizados mais de 40 mil exames e cerca de 10 mil atendimentos. Dos 457 resultados positivos, a maioria — 405 casos — foi de sífilis, confirmando o aumento da doença entre os participantes. Também foram detectadas 27 infecções por HIV, 9 por hepatite B e 16 por hepatite C.

