A Petrobras inicia nesta segunda-feira (6) as inscrições para 42 vagas do programa Jovem Aprendiz em Salvador. As oportunidades contemplam os cursos de técnico em eletrotécnica e aprendizagem profissional em operador de suporte e manutenção em microcomputadores e redes locais.
Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 12 de outubro, pelo site oficial da companhia. O programa tem como objetivo promover inclusão social e preparar jovens para o mercado de trabalho por meio de formação profissional, em conformidade com a Lei da Aprendizagem.
As vagas abrangem tanto a modalidade de aprendizagem básica quanto de cursos técnicos. Os selecionados terão direito a:
- salário mínimo integral;
- vale-transporte;
- 13º salário;
- férias;
- depósito de FGTS.
A capacitação terá duração de 21 meses e será realizada em parceria com o Senai, que ofertará 30 cursos profissionalizantes: 18 de aprendizagem básica e 12 de nível técnico, distribuídos em 39 turmas. A carga horária será de 20 horas semanais, com expediente de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira.
Políticas de inclusão
O processo seletivo reserva cotas para diferentes grupos:
- 30% das vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e quilombolas;
- 20% para candidatos com deficiência (PCDs);
- 15% para adolescentes que tenham vivenciado trabalho infantil ou análogo à escravidão;
- 10% para jovens em acolhimento institucional ou em cumprimento de medida socioeducativa.
Quem pode participar
Podem se candidatar jovens de 14 a 21 anos e 7 meses. No caso de candidatos com deficiência, não há limite máximo de idade. Para quem ainda não concluiu o ensino médio, é obrigatório comprovar matrícula e frequência escolar, além de escolher cursos que não coincidam com o turno das aulas.
Outras cidades com vagas abertas
Além de Salvador, há oportunidades em diversas localidades do país, incluindo: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Linhares e Vitória (ES), Betim e Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão, Mauá, Paulínia, Santos e São José dos Campos (SP), Duque de Caxias, Macaé, Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ), Brasília (DF) e Três Lagoas (MS).

