O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Pontes, foi morto a tiros nesta segunda-feira (15) na Praia Grande, no litoral paulista. A informação foi confirmada pelas autoridades da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O caso ocorreu na Avenida Dr. Roberto de Almeida
Vinhas, por volta de 18h.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que o carro do ex-delegado, em tentativa de fuga, colidiu contra um ônibus e capotou. Em seguida, homens armados desceram de outro veículo que vinha atrás e efetuaram vários disparos contra a vítima.
Delegado de polícia por mais de 40 anos, ele iniciou a carreira como titular da Delegacia de Polícia do Município de Taguaí, assumiu a função de delegado-geral da Polícia Civil entre 2019 e 2022.
Pontes trabalhou no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), no Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde atuou em investigações contra o crime organizado.
Desde 2023, trabalhava na prefeitura de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, onde era secretário de Administração da prefeitura.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que “lamenta, com profundo pesar, a morte do delegado Ruy Ferraz Fontes, ocorrida nesta segunda-feira (15), em Praia Grande, vítima de um atentado no bairro Vila Mirim. Policiais militares atenderam rapidamente à ocorrência e localizaram o veículo utilizado pelos criminosos. A cena foi preservada para a realização da perícia, e o caso está sendo registrado na Polícia Civil. Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos”, diz a pasta.

