Atleta vítima de atropelamento em Salvador sai da UTI e garante que seguirá correndo: ‘seja em cadeira de rodas, com muleta ou prótese’

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O corredor amador que foi atropelado por um carro em Salvador recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral do Estado (HGE). Aos 29 anos, Emerson Pinheiro permanece internado na enfermaria. Em conversa com a avó, Maria do Carmo, ele declarou que pretende seguir correndo.

Em entrevista à TV Bahia, a idosa relatou que visitou o neto na sexta-feira (22) e que ele está determinado a se recuperar.

“Ele disse: ‘Oh vó, não fique triste não que eu vou seguir toda a minha jornada. Eu vou correr de cadeira de todas, ou muleta ou de prótese, mas em nome de Jesus vou resolver tudo'”, relatou Maria do Carmo.

O atropelamento ocorreu no último sábado (16). O motorista do carro, detido em flagrante sob suspeita de embriaguez, teve sua prisão preventiva decretada durante audiência de custódia no domingo (17) e foi encaminhado para o Complexo Penal da Mata Escura. Cleydson Cardoso Costa Filho também foi exonerado do cargo de secretário parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Emerson passou por cirurgias e precisou ter a perna direita amputada. Apesar de o quadro ser grave, ele permanece estável e consciente. O corredor foi extubado pela equipe médica na segunda-feira (18) e entrou em estado de choque ao perceber a perda da perna, conforme relatou um amigo da vítima.

“Ele [Emerson] se alimentou hoje já, mas ainda está em choque desde que recebeu a notícia que está sem a perna. Mas, nesse momento, temos que estar orantes [sic] e torcendo para que em breve ele esteja conosco”, disse o atleta Júnior Cavalcante.

O jovem, estudante de educação física, pratica atletismo há quatro anos. Ele estava participando de um treino coletivo em preparação para a maratona que ocorrerá no próximo mês em Buenos Aires, Argentina, quando sofreu o acidente.

O incidente aconteceu enquanto o grupo passava pela orla da Pituba, bairro nobre de Salvador, e um carro invadiu a calçada, atingindo também um poste e uma barraca de acarajé. Além da amputação de uma perna, o corredor sofreu fraturas na outra.

Desde então, familiares e amigos de Emerson têm se mobilizado para doar sangue e ajudar a reforçar os estoques do hospital. Na segunda-feira, um grupo de corredores foi à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para realizar a doação.

Quem é o motorista preso

Cleydson Cardoso Costa Filho, de 26 anos, além de administrador e empresário, é filho da vereadora de Salvador Débora Santana (PDT) e integra o movimento cristão Legendários.

A parlamentar divulgou uma nota nas redes sociais, expressando solidariedade ao atleta amador e à família dele. (Leia o posicionamento completo abaixo)

A equipe de reportagem tentou contato com a defesa do motorista, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Conforme informações da polícia, o condutor foi autuado por lesão corporal culposa grave ou gravíssima, por dirigir veículo com a capacidade psicomotora comprometida e sob efeito de substância psicoativa.

A defesa pediu a libertação do motorista, alegando necessidade de acompanhamento psicológico. O juiz, entretanto, ressaltou que o direito à saúde é garantido mesmo sob custódia e que não há laudos médicos nos autos que comprovem doença grave capaz de impedir a permanência do acusado no sistema prisional.

Ao decretar a prisão preventiva, a Justiça considerou depoimentos de testemunhas, que afirmaram que ele não conseguiu realizar corretamente o teste do bafômetro e apresentava dificuldades para falar e andar.

Outra testemunha, que preferiu manter o anonimato, relatou ainda que o motorista já dirigia de forma imprudente antes de ocorrer o acidente.

De acordo com a decisão, o homem possuía três multas por excesso de velocidade, o que, segundo a Justiça, evidenciou uma prática habitual de infrações.

Posicionamento de Débora Santana

“Neste momento tão doloroso, manifesto minha mais profunda solidariedade a Emerson Pinheiro e a toda a sua família pelo acidente ocorrido na manhã deste sábado (16), no bairro da Pituba. Oro para que Deus conforte e fortaleça a vítima, concedendo fé e esperança neste momento tão difícil.

Estou inteiramente à disposição para oferecer todo o apoio necessário. Minha equipe e eu estaremos ao lado da família e atentos a colaborar, buscando ser presença de solidariedade e respeito neste processo de recuperação.

Reitero meu apoio e peço a Deus que derrame bênçãos de saúde e força sobre Emerson e sua família”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *