O maratonista Emerson Pinheiro, de 29 anos, que teve a perna amputada após ser atropelado por um motorista foi extubado na noite de domingo (17) e, ao acordar, uma das primeiras reações foi perguntar sobre a perna. O acidente aconteceu no sábado (16), em um trecho da Orla da Pituba, em Salvador.
Na manhã desta segunda-feira (18), Emerson já se alimentou e citou plano de voltar a correr, com uma prótese. Há empresas entrando em contato para viabilizar a alternativa. O maratonista também terá acompanhamento de uma psicóloga especialista em traumas para ajudar a lidar com a situação. O estado de saúde é considerado estável.
“Ele questionou para a enfermeira: ‘Estou sem minha perna? Pode falar a verdade’. Então ela entrou em contato com a gente, que liberou repassar a informação para ele”, conta um amigo.
O atleta ainda está sob efeito de medicamentos e não conseguiu assimilar tudo o que aconteceu. “Está choroso. É um processo. Estamos contando para ele apenas o que nos pergunta”, afirma o maratonista Caio dos Santos.
O motorista identificado como Cleydson Cardoso Costa Filho teve a prisão em flagrante convertida em preventiva ontem (17) após passar por audiência de custódia. De acordo com a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o juiz Marcus Vinicius da Costa Paiva reconheceu que as provas colhidas até o momento indicam a materialidade do crime, “comprovada pelo Boletim de Ocorrência, pelos depoimentos testemunhais, pelas imagens do local do acidente e, de forma contundente, pelo Relatório Médico do Hospital Geral do Estado (HGE)”.
Ainda segundo o TJ, a decisão de manter o suspeito preso considerou a garantia da ordem pública, visto que a conduta de Cleydson ao volante, conduzindo o veículo em alta velocidade, conforme apontado por testemunhas, causou lesões graves a um pedestre, “comportamento que demonstra descaso com a vida e segurança dos transeuntes”.
Segundo o documento, ele possui outras três infrações por excesso de velocidade registradas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).